Fique por dentro

“Nada é tão perigoso para aprisionar a inteligência do que aceitar passivamente as informações.”

Aumente suas visualizações no Instagram em 8 etapas

29/10/2019

Uma boa taxa de visualizações no Instagram é essencial para o crescimento da sua conta. Não é de se surpreender que esse seja o objetivo número um para muitos “Instagrammers” e profissionais de marketing digital.

Infelizmente, a taxa de visualizações peloo Instagram é suscetível a flutuar junto com as alterações do algoritmo, e pode ser difícil de manter ela alta. Então temos que nos adaptar!

Mas não se desespere.

Existem algumas táticas fáceis de implementar que você pode usar para aumentar as suas visualizações no Instagram, o que também ajudará você a aumentar seu alcance, conquistar novos seguidores e criar sua comunidade rapidamente.

Neste post, iremos compartilhar 7 maneiras fáceis de aumentar sua taxa de engajamento no Instagram a partir de hoje! Então vamos lá!

1. Se envolver com contas semelhantes em seu setor ou nicho todos os dias

Antes de publicar sua próxima foto no Instagram, reserve um tempo para se envolver com o conteúdo que outras contas estão postando: especificamente, contas semelhantes à sua que fazem parte do seu nicho.

A regra básica do Instagram é que o engajamento alimenta o engajamento. Ao interagir com outros usuários na plataforma, você aumenta sua chance de ser visto. Quanto mais você se envolve, mais visível fica a sua conta e mais envolvimento você tem dos visitantes no seu perfil.

Mas a qualidade do envolvimento no Instagram é tão importante quanto a quantidade, e é por isso que você deve investir seu tempo selecionando contas específicas para se engajar.

Por exemplo, se você administra uma conta do Instagram para uma marca de moda, envolva-se com o conteúdo de contas de marcas de moda, influenciadores de moda e beleza, contas de inspiração de moda e assim por diante. Se você está gerenciando o Instagram de uma empresa de marketing digital, envolva-se com postagens de líderes de pensamento de mídia social e blogs de marketing digital.

Dessa forma, você estará se apresentando para o público certo, que terá algum interesse em seu conteúdo e, com sorte, em alguma coisa que esteja vendendo ou promovendo.

Para descobrir novas contas e começar a se envolver, você pode:

1.1. Confira as recomendações de conteúdo do Instagram que você pode gostar ou as recomendações por categoria, que aparecem na parte superior da tela quando você seleciona o ícone de pesquisa (ou lupa) no aplicativo.

1.2. Encontre contas pesquisando palavras-chave que aparecem na biografia da conta. Basta inseri-las na barra de pesquisa e selecionar “Pessoas”. Use palavras-chave mais específicas que possível, para obter resultados mais relevantes.

1.3. Pesquise hashtags (#) relacionadas ao seu nicho para descobrir conteúdo e contas associados. Quando você insere uma hashtag na barra de pesquisa, também é exibida uma lista de hashtags relacionadas (falaremos mais sobre hashtags mais tarde).

1.4. Interaja com os seguidores de seus concorrentes. Acesse o perfil de um concorrente e clique em “Seguidores” ou confira as contas daqueles que estão comentando e gostando das postagens de seus concorrentes.

2. Interaja com o seu conteúdo antes e depois da postagem principal

Você deseja obter o máximo de envolvimento possível em sua postagem na primeira hora? Aumentar o engajamento antes das postagens faz com que o algoritmo do Instagram reconhece que ela é algo que será interessante para muitos de seus seguidores, fazendo com que a postagem apareça mais acima e em mais feeds de seguidores.

Mas como você gera engajamento suficiente no Instagram em tão pouco tempo?

Interaja com outras postagens pouco antes e depois de publicar algo em seu próprio feed!

Isso aumentará a chance das pessoas visitarem seu perfil, curtindo sua postagem mais recente na primeira hora e assim aumentando a visibilidade de suas postagens na plataforma. E é claro que os comentários e curtidas ficaram lá para sempre e vão continuar atraindo usuários para sua conta depois que você terminar. Então, só tem vantagem.

3. Use hashtags (#) de cauda longa e selecionadas de forma estratégica (e misture-as nas suas postagens)

As hashtags de cauda longa são específicas e detalhadas, o que significa que elas refletem com mais precisão o contexto da sua postagem.

Digamos que você publique uma foto de um edifício pós-moderno que chamou sua atenção no Instagram. Você pode usar a hashtag #arquitetura, que possui 14.498.088 postagens associadas, ou você pode usar #arquiteturaposmoderna, que possui 141 postagens associadas.

São tags bastante semelhantes, mas a segunda (a de cauda longa) tem muito menos postagens associadas, o que significa que é mais provável que seu conteúdo seja descoberto, curtido ou comentado.

Novas postagens são adicionadas à hashtag de arquitetura a cada minuto (provavelmente até a cada segundo), então a sua postagem com essa hashtag será empurrada para baixo bem rápido.

Por outro lado, as postagens para #arquiteturaposmoderna são adicionadas com menos regularidade, o que significa que é mais provável que sua postagem fique perto da parte superior da página, dando ao seu conteúdo mais tempo para ser encontrado.

Não apenas isso, mas a menos que você tenha uma conta enorme com vários seguidores, seu conteúdo nunca será apresentado na aba de “Principais Publicações” na pesquisa de hashtags se você usar apenas tags com milhões de publicações associadas. Então, ninguém te achar = baixa, ou nenhuma interação!

Você pode usar hashtags mais gerais com uma grande quantidade de conteúdo associado – você nunca sabe, poderá obter algum envolvimento com elas se tiver uma ótima postagem! Mas misture-os com suas tags menos populares de cauda longa, com uma proporção de cerca de 80:20 para tags de cauda longa.

4. Escreva legendas melhores

As postagens do Instagram com legendas geram mais engajamento e incentivam os usuários a passar mais tempo olhando sua postagem, o que se acredita ser uma vantagem com o algoritmo atual, pois prioriza o conteúdo por engajamento.

Uma boa legenda fornecerá o contexto da foto, expressará a personalidade e envolverá o público. Você pode abordar sua legenda de várias maneiras diferentes: pode ser uma legenda longa e detalhada que conta uma história. Pode ser uma legenda curta e direta, que aprimora a foto e fornece uma visão geral da imagem ou contexto adicional. Pode ser sério e instigante ou engraçado e alegre.

Qualquer que seja o ângulo que você escolher, para tornar sua legenda do Instagram ainda mais eficaz e envolvente, inclua um apelo para ação. Faça uma pergunta ou incentive os usuários a marcar um amigo que aprecie a postagem para manter o ritmo que você criou. Não subestime o poder da sua legenda para obter curtidas e comentários extras!

5. Publique mais fotos de pessoas (como você!)

Você sabia que fotos com rostos recebem 38% mais curtidas do que aquelas sem? É por isso que você deve se certificar de que seu próximo post será de uma pessoa!

A publicação de fotos de pessoas é uma ótima (e fácil) maneira de aumentar seu envolvimento. Não importa o que você está vendendo ou promovendo no Instagram, você sempre pode integrar as pessoas em sua estratégia de postagem.

Você pode compartilhar uma postagem da equipe de mídia social com a qual trabalha; você pode compartilhar fotos postadas por seus clientes; fotos das pessoas que sua marca atende ou apenas de modelos exibindo seus produtos. As possibilidades são infinitas. Compartilhar fotos de rostos ajudará você a humanizar sua marca, conectar-se com seu público e, é claro, aumentar seu envolvimento.

6. Responda aos comentários o mais rápido possível

Responder aos comentários é essencial para manter a conversa e ajudar a enviar sua postagem para o topo de mais feeds dos seus seguidores. À medida que as pessoas interagem com você, o Instagram reconhece a sua postagem como uma peça valiosa de conteúdo que provavelmente também será interessante para outras pessoas.

Portanto, por mais que você tenha um milhão de tarefas pra executar e que façam você adiar a resposta aos comentários – não adie! Responda imediatamente com um comentário rápido e amigável para manter a bola rolando (antes que você esqueça).

Dica – Aproveite a oportunidade para atrair outras pessoas para a conversa do jeito que puder, por exemplo, tagueando a conta delas para que elas recebam uma notificação de que você as mencionou. Se alguém comentar sobre um evento que você organizou falando como aquilo foi ótimo, você pode apresentar um parceiro de negócios que tenha ajudado, pode apresentar os membros da sua equipe, local ou empresa de buffet que forneceu todos os deliciosos petiscos.

7. Acompanhe seu melhor horário para postar

Você sabe quando é a sua melhor hora para postar? Caso contrário, é hora de descobrir! A melhor hora para postar no Instagram é basicamente a hora da postagem que resulta em mais engajamento, em média, para sua conta.

Você pode fazer isso manualmente usando o Instagram Insights, testando diferentes horários de postagem e criando uma planilha muito organizada para monitorar todos os seus dados. Ou você pode usar uma ferramenta de análise de mídia social, como a que temos aqui na AWDMD nos pacotes de Marketing Digital, que fará todos os cálculos para você.

Se for utilizar o Instagram Insights, você vai precisar de um perfil comercial no Instagram. Vá para a aba de análise (o pequeno símbolo gráfico no canto superior direito da tela), selecione “Público” e você verá onde a maioria do seu público se encontra.

Isso vai te ajudar a estimar quando aproximadamente você deve postar. Mas se você mora no Brasil, já sabe que vai precisar publicar quando todos estiverem acordados e com probabilidade de se engajar, o que significa publicar em momentos realmente aleatórios do dia (mas contratar uma agência que consiga programar as suas postagens pode te ajudar nisso).

Em seguida, é hora de testar uma variedade de horários de postagem para descobrir o que funciona melhor para você. Acompanhe sua taxa de engajamento para cada postagem, juntamente com o dia e a hora da postagem em sua planilha. Com o tempo, você deve começar a perceber padrões de engajamento e surgirá a “melhor hora para publicar”!

Uma maneira mais fácil de descobrir qual é a melhor hora para postar, é aqui na AWDMD. Depois de agendar algumas postagens no Instagram por meio do Agendador no plano de Marketing Digital, seu melhor horário para postagens será calculado automaticamente e iremos produzir um relatório, para que possamos continuar a postar nesses dias e horários específicos.

Quanto mais vezes você postar e mais variados forem seus hábitos de postagem (pelo menos no início), mais preciso será o relatório final.

8. Chame a atenção para o seu post através do Stories

Não podemos falar sobre engajamento no Instagram sem falar sobre o Stories. Agora, aumentar o engajamento no Stories é um outro assunto, porque exitem várias coisas que você pode fazer para criar um Stories mais interessante que mantêm o público engajado. No entanto, você também pode usar o Instagram Stories para chamar a atenção para novas postagens no seu feed e aumentar seu engajamento dessa forma.

Para fazer isso, toque no símbolo de avião / seta abaixo da postagem no seu feed. Isso exibirá a opção de “criar um Storie com esse post”.

Quando você faz isso, será criado um novo Storie no qual você poderá adicionar tags, copiar, utilizar filtros e etc.

Só lembre-se de informar para as pessoas que existem mais informações no post do feed – tente criar um pouco de suspense e não forneça todas as informações sobre o post no seu Stories (é pra isso que servem aquelas legendas incríveis da etapa 4!).

Conclusão

A implementação de todas essas táticas aumentará sua taxa de engajamento e visualizações, irá manter seu público interessado e atrairá novos seguidores para a sua conta.

E agora, o que devo fazer?

Boa sorte ao fazer as alterações e não se esqueça de compartilhar e deixar um comentário para nos dizer como você se saiu! Também se inscreva na nossa NEWSLETTER e sempre receba novidades e promoções!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe seu Comentário: